Sobre nós
Só vemos o idoso quando vemos as suas capacidades.
Ser65+ começou em 2023 com o projeto Montessori65+ e uma vontade genuína de fazer trazer para Portugal este modelo de cuidados humanizados.
O que começou com uma vontade de partilhar conhecimento e experiência de 12 anos no terreno, acabou por revelar a real e enorme necessidade de formação e capacitação em Portugal na área do envelhecimento e dos cuidados ao idoso com demência.
Em 2025 Montessori65+ evolui, cresce e torna-se Ser65+.
Os valores mantêm-se, a visão e missão também, mas queremos Ser Mais.
A formação em Montessori aplicado ao idoso com demência continuará a ser um dos nossos focos principais mas queremos mais.
Queremos ir para o terreno e trabalhar diretamente com os idosos.
Queremos alargar o nosso impacto para a prevenção da demência.
O mundo está a envelhecer. Portugal está a envelhecer.
Com este envelhecimento surgem novos desafios.
A demência é um desses desafios – uma condição complexa que afeta milhares de pessoas e que traz consigo uma série de questões sociais, emocionais e práticas.
Queremos atuar nesses desafios!
Estamos aqui para inspirar mudanças, desmistificar preconceitos e construir um futuro em que cada pessoa idosa seja valorizada e cuidada de forma integral e humanizada.
Somos 65+ porque o nosso foco é a pessoa idosa.
Sobretudo a pessoa idosa com demência e os seus cuidadores, sejam eles profissionais ou informais.
Somos SER porque queremos que os nossos idosos SEJAM. Independentemente de qualquer limitação que uma doença como a demência posso implicar. Queremos capacitar, formar e acompanhar para que cada idoso possa EnvelheSer, CresSer, e SER aquilo que realmente é.
Queremos olhar para as necessidades de cada um, para as suas capacidades preservadas e para a vida rica em experiências, vivências e histórias que cada um teve e o faz SER único.
Queremos capacitar e ajudar na prevenção da demência.
O significado das nossas cores.
Roxo
A doença de Alzheimer é frequentemente associada a esta cor. A cor roxo está também associada à nobreza e não acredito que haja nada mais nobre do que cuidar dos outros. Roxo representa também a espiritualidade, a introspeção e a procura por significado e no logotipo ela simboliza esse caminho de autodescoberta para cada pessoa que este projeto de alguma forma tocar (idoso, família, cuidadores, profissionais) e o valor que os ensinamentos Montessori podem trazer ao seu percurso. E porque acredito que, apesar do diagnóstico, é possível continuar a viver uma vida com significado. O roxo está também associado à gratidão e ao reconhecimento, e simboliza o respeito pelo passado e pela história individual de cada idoso.
𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲
É esperança, renovação e regeneração.
E este projeto é tudo isso. A certeza que a mudança no acompanhamento de idoso com demência é possível e a esperança que todos tenhamos uma velhice com mais significado, respeito, dignidade e qualidade de vida. Verde é também natureza e ambiente e lembra-nos da importância da preparação do ambiente nos nossos acompanhamentos e na ligação à natureza, à terra, às plantas e animais.
As duas cores juntas simbolizam a abordagem holística deste projeto e a harmonia necessária entre o aspeto emocional e o bem estar físico.
Mónica Vidal
Enfermeira, Formadora & Fundadora do Ser 65+
Mónica Vidal fez a primeira formação em Montessori aplicado ao idoso com demência em 2013 quando assumiu o cargo de enfermeira e responsável de dia num lar na Suíça.
Neste lar que era casa, uma casa aberta para a comunidade, acompanhou idosos com demência moderada a severa aplicando o Método Montessori.
Posteriormente trabalhou em cuidados agudos durante 6 anos onde também aplicou os ensinamentos Montessori.
“É com muita responsabilidade e empatia que abraço esta profissão que cuida dos outros todos os dias. Sei que os valores que sustentam a minha forma de cuidar têm um impacto na pessoa que cuido, na sua família e na sociedade em geral. Sou apaixonada pelos cuidados da pessoa idosa e acredito firmemente na importância de um acompanhamento humanizado e centrado na pessoa.”
Saber mais
– Pós-graduada em “Avaliação Clinica em Enfermagem” pela Haute École de la Santé La Source, Lausanne, Suiça.
– Iniciou cética a primeira formação em Montessori Aplicado ao Idoso com Demência e terminou-a convencida que este método guiaria o seu percurso profissional.
– Desde o primeiro dia que acreditou que este estes ensinamentos deveriam ser ensinados em Portugal.
– Essa visão torna-se real 12 anos depois, com outra bagagem, mais experiência, e a certeza que Montessori é um caminho sem volta.
Missão
A nossa missão é capacitar, formar e apoiar na humanização dos acompanhamentos prestados à pessoa idosa com demência e na prevenção da demência. Queremos também contribuir para a criação de uma sociedade mais humana, empática e inclusiva.
Visão
Transformar o acompanhamento de idosos com demência em Portugal.
Valores
Humanidade
Cada idoso é único e merece ser o centro de um acompanhamento que lhe pertence.
Humanidade
Cada idoso é único e merece ser o centro de um acompanhamento que lhe pertence.
Autonomia e independência
“Ajuda-me -me a fazer sozinho” uma das frases mais célebres de Maria Montessori é aquela que guia a nossa prática.
Dignidade
Garantimos que os acompanhamentos respeitem a dignidade da pessoa, valorizando a sua história, experiências e capacidades.
Inovação e empatia
Utilizamos metodologias modernas, como o Método Montessori, para oferecer cuidados humanizados que rompem com práticas tradicionais e despersonalizadas.
Compromisso com o conhecimento
Acreditamos que a formação contínua é essencial para transformar práticas e elevar o padrão de cuidado.
Parceria e colaboração
Construímos relações de confiança com instituições, municípios, profissionais e famílias para alcançar soluções significativas e duradouras.
Visão positiva do conhecimento
Promovemos uma nova forma de olhar para a idade, desafiando estigmas e criando oportunidades para um envelhecimento ativo e digno.